segunda-feira, 30 de maio de 2016

Projeto Olimpíada 2016- "SAI PARAOLÍMPICO, ENTRA PARALÍMPICO"


Nome:__________________________________ Ano:_____  Data___________

Sai paraolímpico, entra paralímpico 
 
  Por: Sérgio Rodrigues   14/08/2012   

Muita gente só se deu conta da novidade quando, a certa altura da cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres, domingo, foi anunciada a realização dos Jogos Paralímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Espera aí: “paralímpicos”?! Os jogos não deveriam ser “paraolímpicos”, como sempre foram?
Não se tratava de erro de digitação. Em novembro do ano passado, quando foi divulgada a logomarca do evento, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), assim chamado desde sua fundação, em 1995, aproveitou para anunciar que estava trocando de nome “para se alinhar mundialmente aos demais países”. Para tanto, deixava um o pelo caminho, tornando-se oficialmente o Comitê Paralímpico Brasileiro. Na mesma data, estipulava um prazo de 18 meses – que vence em maio do ano que vem – para que as entidades a ele filiadas se atualizem ortograficamente.
Na prática, isso significa que a palavra “paraolímpico” tem seus dias contados. Normalmente não é tão grande o poder de entidades reguladoras sobre a língua que as pessoas de fato falam. Neste caso, porém, trata-se de um campo ainda em processo de organização e que depende pesadamente da esfera oficial. Isso me leva a prever que a velha grafia “paraolímpico” não terá a menor chance, embora a forma “paralímpico” ainda nem apareça em nossos dicionários ou no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.
Estamos diante de uma vitória da globalização sobre o espírito de nossa língua. Isso é bom? Ruim? Tanto faz? Depende do aspecto que se decida enfatizar. Antes que a nova grafia se torne tão natural que a história da palavra vire uma curiosidade de museu, convém recapitular sumariamente sua trajetória.
A palavra paraolímpico foi formada a partir da junção do prefixo de origem grega para (de paraplegia) com o adjetivo olímpico. Se hoje não interessa ao movimento paraolímpico enfatizar a relação com a paraplegia que está na origem do termo, mesmo porque abarca muitos outros tipos de deficiência, cabe à etimologia registrar isso.
Desde 1960, quando 400 atletas disputaram em Roma os primeiros – e oficiosos – Jogos Paraolímpicos, o campo paradesportivo caminhou do amadorismo abnegado para o profissionalismo. Compreensivelmente, hoje o site do Comitê Paralímpico Internacional – fundado em 1989, um ano após os Jogos Olímpicos de Seul empregarem oficialmente a palavra pela primeira vez – prefere explorar a riqueza semântica de ‘para’, que segundo o Houaiss pode indicar, além de defeito, proximidade e semelhança:
A palavra ‘paralímpico’ deriva da preposição grega ‘para’ (ao lado) e da palavra olímpico. Significa que os Jogos Paralímpicos se realizam paralelamente aos Olímpicos e ilustra o modo como os dois movimentos existem lado a lado.
O comitê internacional é “paralímpico” desde sempre. O português, fundado em setembro de 2008, também já nasceu com essa grafia, contrariando o parecer encomendado na época pelo Instituto do Desporto à linguista Margarita Correia. “Será mais consentâneo com a estrutura da língua portuguesa (…) que o termo em causa mantenha a vogal inicial ‘o’ da palavra ‘olímpico’”, opinou ela, adotando uma posição que me parece linguisticamente irrefutável. A palavra que deveria permanecer íntegra é “olímpico”: se fosse o caso de contração, que se criasse “parolímpico”. Paralímpico soa simplesmente errado em nosso idioma.
Claro que agora é tarde. O Brasil resistiu por muitos anos, mas, sem o apoio de Portugal, ficou difícil conter a onda internacional. Vamos de paralímpico, paciência. Mas que é esquisito, é.


1-      O texto foi retirado de onde?
                                                                                                        

2-      Quem é o autor do texto?


3-      Qual é o assunto do texto?


4-       O texto pertence a que gênero?

a.       (    ) conto      b. (     ) crônica    c. (     ) notícia    d. (     ) fábula


5-      Quando foi fundado o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB)?


6-       Por que em novembro de 2011, o Comitê Paraolímpico Brasileiro, anunciou a mudança do nome paraolímpico para paralímpico?



7-      Por que o Comitê Paralímpico Internacional preferiu usar oficialmente  paralímpico?                         



8-      A palavra paralímpico deriva de quê?



9-      Qual a explicação dada pela linguística Margarita Correia para considerar um erro a grafia paralímpico?



10-   A grafia “paralímpico” é aceita pela Academia Brasileira de Letras?



11-  Segundo o autor do texto por que será difícil para o Brasil resistir a grafia internacional “Paralímpico”?



12-  Procure no dicionário o sinônimo de:

a.       Abnegar –
b.      Abnegação -
c.       Consentâneo -
d.      Refutação –
e.       Irrefutável -




quinta-feira, 26 de maio de 2016

Projeto Olimpíada Rio 2016: Mitologia em foco "EXERCÍCIOS SOBRE MITOLOGIA GREGA"




ESCOLA E. MUNICIPALIZADA ERNESTINA FERREIRA CAMPOS
PROJETO OLIMPÍADA RIO 2016 – Português- 2ᵒ Bimestre
A origem das Olimpíadas: Mitologia Grega em foco.
Professora: Degiane Martins da Silva                 Turmas: 8ᵒ ano e 9ᵒ ano
Aluno (a):_____________________________________________ Ano: ___________







OS PRINCIPAIS SERES MITOLÓGICOS DA GRÉCIA ANTIGA ERAM:


Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles.
Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade.
- Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode.
Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo.
Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes.
Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa.
- Medusa: mulher com serpentes na cabeça
- Quimera : mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.
 -Minotauro: tinha corpo de homem e cabeça de touro. Forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviadas pelo rei Egeu ao Rei Minos, que os enviavam ao labirinto. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, porém acabavam se perdendo no labirinto ou mortos pelo monstro.

  PRINCIPAIS DEUSES GREGOS:

http://images.slideplayer.com.br/11/3454532/slides/slide_5.jpg

Nike (Nice)
Victoria
Deusa alada da vitória, do triunfo e da glória.


                                                            

1- CRUZADINHA MITOLÓGICA            
  


2-      CAÇA- PALAVRAS  

        Encontre 23 personagens da mitologia.


P
A
N
D
O
R
A
X
P
I
C
H
C
J
H
L
F
H
E
F
E
S
T
O
B
U
Y
E
Q
E
A
R
E
S
Z
R
H
A
S
O
L
L
N
H
R
O
O
R
U
W
O
X
H
E
R
A
V
T
A
M
Y
D
I
P
G
S
A
P
I
L
T
I
A
D
E
N
I
K
E
A
Z
R
U
D
X
E
M
U
E
S
S
T
Y
P
R
E
S
X
O
I
N
K
R
S
F
M
E
D
U
S
A
D
E
N
A
A
S
O
V
E
P
U
W
Z
A
P
P
E
R
S
É
F
O
N
E
I
C
R
O
N
O
I
D
I
O
N
Í
S
I
O
X
I
Q
E
R
L
L
U
T
A
N
A
T
O
S
O
L
I
A
Z
O
K
O
R
T
Y
Z
E
U
S
D
E
M
É
T
E
R
K
D
I
O
T
P
A
J
T
F
V
H
R
Q
A
O
H
P
É
G
A
S
O
U
Q
Á
R
T
E
M
I
S
X
S
E
D
A
K


3-     QUAL É O MITO?
      Faça a correspondência entre o personagem e o mito a que ele pertence.

1- Pégaso                 2- Hércules            3- Morfeu                 4- Perseu         5- Hermes      
      6- Prometeu             7- Apolo                 8- Actéon                 9- Midas        10- Minerva



Dias depois engolir Métis, Zeus sentiu uma dor lancinante na cabeça. Para ajudá-lo Hefesto golpeou o crânio do pai e surgiu uma mulher adulta, já vestida com uma armadura e elmo de ouro, portando um escudo e uma lança nas mãos. Era a nova encarnação da sabedoria divina, deusa da justiça, que completara seu nascimento da cabeça do pai.

Era o mais belo dos deuses, senhor das artes, música e medicina. Foi flechado por Cupido e ficou apaixonado pela ninfa Dafne, que recebeu uma flecha que gerou repulsão ao belo deus, por isso ela fugia dele até que pediu a seu pai que mudasse sua forma. Peneu atendendo ao perdido da filha a transformou num loureiro. O apaixonado deus chorou muito ao perder a amada e prometeu que a levaria sempre consigo, desde então o loureiro se tornou símbolo do deus e se tornou símbolo.

Filho de Poseidon e Medusa que nasceu quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando lhe a cabeça e uma gota do sangue dela caiu em contato com a água, provocando um enorme estrondo. Surgindo, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo de pelagem branca e com asas emergiu.

Recebeu de recompensa do deus Baco o dom de transformar tudo que tocava em ouro. Esse poder o deixou muito feliz até que percebeu que não podia mais comer, pois tudo que pegava se transformava em ouro. Então pediu ao deus que o livrasse daquela situação. Baco disse para se lavar no riacho e assim acabar com o seu poder. Ao livrar-se do poder ele passou a ser um camponês, a odiar as riquezas.

Nascido de uma aventura amorosa entre Zeus e Maia, com seu carisma conquistou a deusa Hera, que chegou a amamentá-lo quando criança. É sedutor, atraente com as palavras, senhor absoluto da astúcia. Percorre todos os caminhos entre a Terra e o Olimpo levando nos lábios as mensagens dos deuses, propagando-as para os mortais.

Era um dos mil filhos de Hypnos, deus do sono e da sonolência. Ele encarregava-se de induzir os sonhos a quem dormia e de adotar uma aparência humana para aparecer neles, especialmente igual aos entes queridos, permitindo aos mortais fugir por um momento do olhar dos deuses.

Filho do rei Cadmo era um garoto que caçava cervos nas montanhas. Um dia ao se separar de seus companheiros entrou na grupa onde a deusa Diana banhava-se com as ninfas. Ao vê-lo as ninfas gritaram e a deusa por tê-la visto nua, joga lhe água na cara e o transforma em um cervo.

Filho de Zeus e Dânea, filha do rei Acrísio, que ao consultar um oráculo descobriu teria um neto, cujo destino era matá-lo. Tentando fugir do destino Acrísio mandou construir uma grande arca e colocou Dânea e seu filho e lançando os ao mar. Ao chegar as praias de Sérifo e eles foram cuidados pelo pescador Dictis. E quando o menino cresceu ofereceu de presente ao rei Polidectes a cabeça da Medusa, o que consegui com a ajuda de Hermes e das Ninfas. Ao voltar com a cabeça de Medusa salvou a Andrômeda, que estava atada as rochas para ser devorada por um monstro marinho, casou-se com ela e destino o fez matar o avô, nos jogos fúnebres do rei de Larissa, ao atirar um disco atingiu Acrísio entre os espectadores.

Filho dos Titãs Jápeto e Ásia. Ele roubou o fogo das dificuldades para dar calor a seus amados humanos, por isso, Zeus decidiu puni-lo acorrentando o a uma rocha com uma águia devorando seu fígado todos os dias.

Filho de Zeus e da mortal Alcmena, era um semideus perseguido por Hera. Casou-se com Mégara com que teve dois filhos, um dia tomado pela loucura causada por Hera matou sua esposa e filhos. Sentindo-se culpado consultou o Oráculo, que o disse para ele ser escravo de seu primo Eristeu por 12 anos e encontraria o perdão.