Projeto
Folclore - Português - 3ᵒ Bimestre
I-Quadras
As
quadras são poemas de quatro versos que apresentam rimas. Podem também ser
chamadas de quadrinhas ou trovas. Normalmente, cada verso possui sete sílabas.
Nas quadrinhas, as rimas costumam ocorrer nos 2 ᵒ e 4 ᵒ versos.
As quadrinhas brasileiras são, em geral, de origem
portuguesa ou adaptada das portuguesas.
Seu uso difundiu-se muito entre os enamorados, que
costumam usá-las como uma forma de declaração de amor.
Leia a seguir algumas quadrinhas, prestando atenção nos
temas, ritmos e rimas que apresentam.
Pus-me a escrever na
areia
Com peninhas de pavão
Pra dar a saber ao
mundo
Que por ti tenho paixão.
|
|
Já lá vai o sol
entrando
Por detrás daquele monte,
E a noite doces
orvalhos
Vem derramando na fonte.
|
1- Reescreva
em seu caderno as quadras seguintes, completando o 2ᵒ verso com uma palavra que
rime com o 4ᵒ verso ou vice-versa.
Sexta-feira faz um
ano
Que meu coração fechou
Quem morava dentro
dele
Tirou a chave e ❉.
|
|
Aproveite minha gente
Aproveite e não ❉.
Que a laranja está acabando
Que meu carro já vai embora.
|
2- Complemente
as quadrinhas a seguir com o último verso. Em seguida, compare com os criados
por seus colegas.
Fechei na mão um
sorriso
Da tua boca mimosa:
Quando fui abrir a
mão,
❇.
|
|
A rosa que tu me
deste
Peguei-lhe, mudou de cor:
Ficou toda
azul-celeste
❇.
|
3- Elabore
quadrinhas com os assuntos propostos a seguir ou outros que preferir. Depois de
prontas, escreva-as em uma folha de papel à parte e produza ilustrações
criativas para elas.
AMOR
|
|
ANIVERSÁRIO
|
|
VIAGEM
|
II-
CANTIGAS DE RODA
As cantigas de roda
também são uma preciosidade de nosso folclore. Quem é que não se lembra de
“Ciranda, cirandinha” ou “Atirei o pau no gato”?
Há muito tempo, as cantigas são passadas de geração em
geração, cativando e divertindo a todos.
Vamos ler e, quem sabe, cantar algumas cantigas de roda?
Alecrim
Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado.
Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.
|
|
O cravo e a rosa
|
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada.
O cravo saiu ferido,
E a rosa, despedaçada.
O Cravo
ficou doente,
A rosa foi visitar.
O cravo teve um desmaio,
E a rosa pôs-se a chorar.
|
1- Responda:
a. De
quantas estrofes é composta cada uma das cantigas de roda que você acabou de
ler?
b.
Retire das cantigas acima pares
de palavras que rimam e anote-os no caderno. Veja o exemplo extraído da
cantiga “O cravo e a rosa”.
|
||
2- Você
se lembra de alguma outra cantiga de roda? Que tal se esquecer por alguns
minutos de que já é adolescente e voltar a ser criança? Convide seus colegas de
classe e professora para brincar com você. Deixe a vergonha de lado! Com
certeza, será bem divertido!
A canoa virou
Canoa virou Pois deixaram ela virar Foi por causa da (nome da pessoa) Que não soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Eu tirava a (nome da pessoa) Do fundo do mar Siri pra cá Siri pra lá (Nome da Pessoa) é bela E quer casar. |
|
Sapo-cururu
|
|
Sapo-cururu,
Na beira do rio,
Quando o sapo canta,
Oh maninha,
É que está com frio
|
A mulher do sapo
Deve
estar lá dentro
Fazendo rendinha
Oh,
maninha,
Para
o casamento.
|
III-
PARLENDAS
Pertencentes
à cultura popular, as parlendas são versos sonoros e ritmados, falados sem
acompanhamento musical. Nascidos do linguajar do povo, nesses versos infantis
podem ser criados para diferentes finalidades: divertir, expor um sentimento,
acalmar, ensinar alguma coisa etc.
As
parlendas podem apresentar variações, de acordo com as diferentes regiões de
nosso país.
Leia
algumas parlendas e confira se as que você conhece são parecidas com elas.
Um, dois,
Feijão com arroz,
Três, quatro,
Feijão no prato
Cinco, seis,
Falar inglês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.
|
|
Amanhã é domingo,
Pé de cachimbo,
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro,
O touro é valente,
Bate na gente,
Agente é fraco,
Cai no buraco,
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
|
|
Tico-tico sirilico,
Quem te deu tamanho
bico?
Foi a velha
cigarreira
Que ia indo na
ribeira
Comprando ovos de
perdiz
Para o filho do Juiz.
|
|
||||
Tá com frio? Toma banho no rio Tá com calor? Toma banho de regador |
1- Divirta-se
lendo a parlenda abaixo:
Quem
cochicha
O
rabo espicha
Come
pão
Com
lagartixa
Quem
escuta
O
rabo encurta
Quem
reclama
O
rabo inflama
Come
pão
Com
taturana.
|
Agora, resolva as questões a seguir.
a. Quantos
versos compõem a parlenda ao lado?
b. Em
sua opinião, em que ocasião essa parlenda costuma ser recitada?
c. Retire
das parlendas palavras que rimam. Veja exemplo:
Escreva em seu caderno outras rimas
para as palavras que copiou. Observe:
d. Agora,
encontre palavras que rimem com as apresentadas a seguir.
|
Em
seguida, escolha uma dessas palavras e tente criar uma parlenda a partir das
rimas que você escreveu para ela.
2- Das
parlendas que você leu, escolha a de que mais gostou ou pesquise outra. Copie-a
em uma folha avulsa de papel e crie uma bela ilustração para ela.
IV- TRAVA-LÍNGUAS
O trava-língua é uma composição em versos, na
maioria das vezes de Consiste em uma brincadeira com as palavras, que devem ser
pronunciadas bem depressa e distintamente.
Vamos
compreender melhor esse tipo de texto? Para isso, nada melhor do que falar
alguns rapidamente. Leia os trava-línguas abaixo bem rápido, mas cuidado para
não “travar” a língua.
Maria-mole é molenga
Se não é molenga,
Não é maria-mole.
É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola,
Nem maria, nem mole.
|
|
É crocogrilo? É cocodrilo?
É cocrodilo? É crocodilho?
É corcodilho? É corcrodilo?
É cocordilo? É jacaré?
Será que ninguém acerta
O nome do crocodilo Mané?
|
|
Atrás da pia
tem um prato,
um pinto e um gato.
Pinga a pia,
apara o prato.
Pia o pinto
e mia o
gato.
|
No vaso tinha uma
aranha e uma rã
A
rã arranha a aranha.
A aranha arranha a rã.
|
|
Em rápido rapto,
um
rápido rato raptou
três ratos sem deixar rastros.
|
|
O padre pouca capa tem, porque pouca capa compra.
|
1-
Que tal realizar em sala de aula um
concurso de trava-línguas? Para isso, escolham um dos que acabaram de ler. Quem
conseguir falar o maior número de vezes o trava-língua escolhido, rapidamente e
sem se enrolar, será o vencedor.
2-
Pesquise outros trava-línguas em uma
biblioteca ou internet. Depois, solicite aos colegas de outras turmas que digam
rapidamente.
3-
Junte-se a um colega e formem uma dupla.
Cada dupla deve escolher um trava-língua diferente dos selecionados pelas
demais. Esse trava-língua deve ser reescrito em uma folha de papel à parte.
Então, façam uma ilustração bem-humorada para o texto escolhido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário