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Ano: _______ Data 22/08/2016
Projeto Folclore - 3˚ Bimestre – Português
Brincadeiras do Folclore
Além dos contos, danças, festas e
lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As
brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas
delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo
com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da
origem.
Grande parte das brincadeiras
folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a
integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.
Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:
- Soltar pipa: as pipas, também
conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas,
são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os
garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
- Estilingue: também conhecidos
como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam
pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).
- Pega-pega: esta brincadeira
envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança
tocada passa a ter que fazer o mesmo.
- Esconde-esconde: o objetivo é se
esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que
deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto
as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve
encontrar todos os escondidos e correr para a base.
- Bola de gude: coloridas e
feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater
na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
- Boneca de pano: feitas pelas
mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças
integrantes de uma família imaginária.
- Pião: a brincadeira de pião
ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil.
Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é
enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar
mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões
enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão
enquanto ele está rodando.
BobinhoDeve ter no mínimo 3 crianças, uma para ser o bobinho e duas para serem os pegadores. Os pegadores devem jogar a bola um para o outro, enquanto o bobinho tenta pegá-la. Quando o bobinho conseguir pegar a bola, ele deve tomar o lugar do pegador que não conseguiu pegá-la.Carniça
Uma criança se agacha
e abaixa a cabeça para outra criança pular por cima dela.
Casinha
Jogo simbólico em que
as crianças representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo
com as referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como
bonecas, panelinhas e fantasias.
Chicotinho queimado
Uma criança esconde um objeto e as
outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças
se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e
quando encontra-lo deve gritar "queimou!"
Cobrinha
Duas crianças seguram as pontas de
uma corda e a balançam de leve imitando uma cobra se mexendo. As outras
crianças devem pular a corda sem encostar nela, caso contrário sairá da
brincadeira
|
Coelhinho sai da toca
As crianças devem ser dividas em
grupos de três, dois darão as mãos para formarem a toca e um será o coelho
que ficará dentro da toca. Uma criança deverá ser o cantador e uma
deverá ser o coelho sem toca. Quando for cantado
"co-e-lhi-nho-sai-da-to-ca-1-2-3" todos coelhinhos devem mudar de
toca e o coelhinho sem toca deve invadir a toca de alguém. A brincadeiras
pode ser repetida várias vezes e cada vez mais rápido. Outra maneira de
brincar é riscando as tocas no chão.
Adedanha
O grupo deve mostrar os dedos, em
qualquer quantidade, ao mesmo tempo, enquanto dizem "Adedaaaanha" .
A cada dedo é falado uma letra, em ordem alfabética, e a última deve ser a
escolhida para completar a adedanha. Cada participante deve escrever uma
palavra para cada categoria com a letra escolhida. As categorias podem ser
combinadas entre os participantes, mas geralmente são : nome, cor, objeto,
fruta, animal, cidade, corpo humano, artista e marca. Depois de um tempo
determinado, cada participante lê a palavra escolhida de acordo com a
categoria. Se a palavra for verdadeira e única o participante ganha 10
pontos, se for verdadeira e repetida valerá 5 pontos, mas se for falsa
(inexistente) ou o participante não encontrou nenhuma, então não pontua. No
final, vence quem fez a maior pontuação.
Cobra-cega
A criança de olhos vendados deve
tentar pegar outra criança. Quem for pego vira cobra-cega.
|
Corre Cotia ou Corre Cutia
A turma escolhe um objeto qualquer e
entrega a uma criança. A turma faz uma roda sentada e canta enquanto a
criança corre em volta dela. Ao final da música ela coloca o objeto atrás de
um colega e este deve pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar a mesma
criança que lhe colocou o objeto. Ela deve dar a volta e sentar no lugar da
outra, caso contrário deverá imitar uma galinha choca no centro da roda.
Música :
Corre cotia
Atrás da tia
Corre Cipó
Atrás da vó
Tenho um cachorrinho
Que chama Totó
Ele é bonitinho
De uma perna só
Corre Tereza
Atrás da mesa
Corre João
Atrás do feijão
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
Batatinha frita
Uma criança canta
"ba-ta-ti-nha-fri-ta-1-2-3" e todos devem ficar estátua. Quem
conseguir ficar imóvel por mais tempo vence a brincadeira e será o cantador
(ou cantor) da próxima vez.
|
Adoleta
Brincadeira
de duas ou mais crianças que tem como objetivo a batida de mãos no ritmo da
música. Um bate na mão do outro e no final da música, o último a levar
a batida perde a brincadeira.
Música:
A-do-le-ta
Lepeti peti polá
Nescafé
com chocolate
A-do-le-ta
Puxo o rabo do tatu
Quem saiu foi tu
Bi-ci-cle-ta
Hoje eu vou de pedalar
Duas horas a rodar
Bor-bo-le-ta
Amarela e preta
|
Amarelinha
Risca-se o chão com giz branco,
tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A
criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu. A criança pode
também jogar uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar
os pés.
Cabo de guerra
As crianças devem ser divididas em dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado de uma corda, na mesma distância da marca central. Ao sinal, cada grupo deverá puxar a corda para seu lado e tentar dominar a marca central. Vence o grupo mais forte.
Cavalinho de pau
Brincadeira de cavalgar cavalinho de pau, feito com cabo de vassoura, bambu ou varra.
|
Bandeirinha
Para
jogar bandeirinha é preciso dividir um grupo em duas equipes e riscar dois
campos em um espaço limpo. Cada grupo escolhe uma bandeira, que pode ser
substituído por qualquer objeto, até mesmo um galho de árvore. O objetivo do
jogo é invadir o campo adversário e conquistar a sua bandeira. A principal
regra do jogo é que dentro do campo do adversário você podem ser
"colado" (a criança deve ficar imóvel no mesmo local) e só alguém
do seu time poderá "descolar".
Chicotinho queimado
Uma criança esconde
um objeto e as outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve
dizer às crianças se elas estão "quente" (perto) ou
"frio" (longe), e quando encontra-lo deve gritar "queimou!"
|
ADIVINHAS, também
conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em
formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertir.
São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore
brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre
os adultos. Na antiguidade, eram muito usadas como desafio aos homens para
provar a sabedoria que possuíam.
I-
O que é? O que
é?
1-
O
que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?
2-
O que é o que é feito para andar e não
anda?
3-
O
que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?
4-
Qual é a piada do fotógrafo?
5-
O
que é o que é que sobe quando a chuva desce?
6-
Você
sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital?
7-
O
que é? O que é? Que tem mais de 10 cabeças, mas não sabe pensar?
8-
O
que é o que é que enche uma casa mas não enche uma mão?
9-
Qual a única pedra que fica em cima da
água?
10-
O
que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?
11-
O
que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?
12-
O
que a esfera disse para o cubo?
13-
O que é o que é que esta sempre no meio da rua
e de pernas para o ar?
14-
O que é o que é que anda com os pés na
cabeça?
15-
O que é que corre a casa inteira de depois vai
dormir num canto?
16-
O que é que quanto mais cresce, mais baixo
fica?
17-
O que é, o que é? Cai em pé e corre
deitado?
18-
O
que é? O que é? Tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça?
19-
Qual
é o céu que não possui estrelas?
20-
O
que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do
começo?
21-
O
que é, o que é? Fica cheio durante o dia e vazia a noite.
22-
O
que é, o que é? Quebra quando se fala.
23-
O
que é, o que é? Caminha sem pés, voa sem asas e pousa onde quiser.
24-
É
um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.
25-
O que é, o que é? Quando estamos em pé, ele
está deitado. Mas quando estamos deitados, ele está em pé.
26-
O que é, o que é? Essa aqui não é bolinho.
Adivinhe se puder: Quando mais quente ele está, mas fresco o danado é.
27-
O
que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não tenho asas e sei voar. Se me
largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar.
II- Cruzadinha:
Horizontal
4- cobra de fogo que protege as matas e animais.
6-Brincadeira em que uma criança deve correr e tocar
outra.
7- Mês em que se comemora o folclore.
10- Brinquedo feito de galho de madeira e borracha.
11- Brinquedo feito de vareta de madeira e papel.
12- Anão de cabelo vermelho e pés virados para trás.
13- Brinquedo feito de madeira e barbante que gira
no chão.
14-Assombração que fica assustando as pessoas na
estrada.
15-Festa popular que é símbolo do Brasil.
Vertical
1- Dança típica das festas juninas.
2- Menino negro que tem apenas uma perna.
3- É a cultura do nosso povo.
5- Uma bola de fogo que indica onde tem jazida de ouro.
8- Brinquedo feito pelas mães e avós usados pelas meninas.
9- Velha que aparece de madrugada e pisa na barriga
das pessoas.
III- CAÇA PALAVRAS:
Encontre 10 palavras
relacionadas ao folclore brasileiro.
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U
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