terça-feira, 23 de agosto de 2016

PROJETO FOLCLORE- Brincadeiras, brinquedos e adivinhas.


Nome:______________________________________________ Ano: _______ Data 22/08/2016
 
Obra de Ivan Cruz
Projeto Folclore - 3˚ Bimestre – Português

Brincadeiras do Folclore
Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração para geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém, a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.
Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. 

Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:
Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
 - Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos). 
 - Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa a ter que fazer o mesmo.
Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base. 
 - Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega.
 - Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
 - Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.          
                                                                           www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/brincadeiras_folclore.htm

Bobinho


Deve ter no mínimo 3 crianças, uma para ser o bobinho e duas para serem os pegadores. Os pegadores devem jogar a bola um para o outro, enquanto o bobinho tenta pegá-la. Quando o bobinho conseguir pegar a bola, ele deve tomar o lugar do pegador que não conseguiu pegá-la.


Carniça


Uma criança se agacha e abaixa a cabeça para outra criança pular por cima dela.

Casinha

Jogo simbólico em que as crianças representam papéis de pais ou filhos e suas atividades, de acordo com as referências que cada um possui. Podem ou não utilizar brinquedos como bonecas, panelinhas e fantasias.

Chicotinho queimado


Uma criança esconde um objeto e as outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e quando encontra-lo deve gritar "queimou!"

Cobrinha


Duas crianças seguram as pontas de uma corda e a balançam de leve imitando uma cobra se mexendo. As outras crianças devem pular a corda sem encostar nela, caso contrário sairá da brincadeira


Coelhinho sai da toca


As crianças devem ser dividas em grupos de três, dois darão as mãos para formarem a toca e um será o coelho que ficará dentro da toca. Uma criança deverá ser o cantador e uma deverá ser o coelho sem toca. Quando for cantado "co-e-lhi-nho-sai-da-to-ca-1-2-3" todos coelhinhos devem mudar de toca e o coelhinho sem toca deve invadir a toca de alguém. A brincadeiras pode ser repetida várias vezes e cada vez mais rápido. Outra maneira de brincar é riscando as tocas no chão.

Adedanha


O grupo deve mostrar os dedos, em qualquer quantidade, ao mesmo tempo, enquanto dizem "Adedaaaanha" . A cada dedo é falado uma letra, em ordem alfabética, e a última deve ser a escolhida para completar a adedanha. Cada participante deve escrever uma palavra para cada categoria com a letra escolhida. As categorias podem ser combinadas entre os participantes, mas geralmente são : nome, cor, objeto, fruta, animal, cidade, corpo humano, artista e marca. Depois de um tempo determinado, cada participante lê a palavra escolhida de acordo com a categoria. Se a palavra for verdadeira e única o participante ganha 10 pontos, se for verdadeira e repetida valerá 5 pontos, mas se for falsa (inexistente) ou o participante não encontrou nenhuma, então não pontua. No final, vence quem fez a maior pontuação.

Cobra-cega


A criança de olhos vendados deve tentar pegar outra criança. Quem for pego vira cobra-cega.

Corre Cotia ou Corre Cutia


A turma escolhe um objeto qualquer e entrega a uma criança. A turma faz uma roda sentada e canta enquanto a criança corre em volta dela. Ao final da música ela coloca o objeto atrás de um colega e este deve pegar o objeto, levantar-se e tentar pegar a mesma criança que lhe colocou o objeto. Ela deve dar a volta e sentar no lugar da outra, caso contrário deverá imitar uma galinha choca no centro da roda.
  Música :
Corre cotia
Atrás da tia
Corre Cipó
Atrás da vó
Tenho um cachorrinho
Que chama Totó
Ele é bonitinho 
De uma perna só
Corre Tereza
Atrás da mesa
Corre João
Atrás do feijão
Lencinho branco
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração

Batatinha frita
Uma criança canta "ba-ta-ti-nha-fri-ta-1-2-3" e todos devem ficar estátua. Quem conseguir ficar imóvel por mais tempo vence a brincadeira e será o cantador (ou cantor) da próxima vez.

Adoleta


Brincadeira de duas ou mais crianças que tem como objetivo a batida de mãos no ritmo da música.  Um bate na mão do outro e no final da música, o último a levar a batida perde a brincadeira.
Música:
A-do-le-ta
Lepeti peti polá
Nescafé com chocolate
A-do-le-ta
Puxo o rabo do tatu
Quem saiu foi tu
Bi-ci-cle-ta
Hoje eu vou de pedalar
Duas horas a rodar
Bor-bo-le-ta
Amarela e preta

Amarelinha


Risca-se o chão com giz branco, tijolo ou fita, uma sequência de uma e duas quadras até que complete 10. A criança deve pular com um e dois pés até chegar ao céu.  A criança pode também jogar uma pedrinha, e na quadra que ela parar fica proibido encostar os pés.


Cabo de guerra

As crianças devem ser divididas em dois grupos. Cada grupo deve segurar de um lado de uma corda, na mesma distância da marca central. Ao sinal, cada grupo deverá puxar a corda para seu lado e tentar dominar a marca central. Vence o grupo mais forte.
Cavalinho de pau

Brincadeira de cavalgar cavalinho de pau, feito com cabo de vassoura, bambu ou varra.

Bandeirinha


Para jogar bandeirinha é preciso dividir um grupo em duas equipes e riscar dois campos em um espaço limpo. Cada grupo escolhe uma bandeira, que pode ser substituído por qualquer objeto, até mesmo um galho de árvore. O objetivo do jogo é invadir o campo adversário e conquistar a sua bandeira. A principal regra do jogo é que dentro do campo do adversário você podem ser "colado" (a criança deve ficar imóvel no mesmo local) e só alguém do seu time poderá "descolar".

Chicotinho queimado


Uma criança esconde um objeto e as outras crianças tentam achá-lo. Quem escondeu o objeto deve dizer às crianças se elas estão "quente" (perto) ou "frio" (longe), e quando encontra-lo deve gritar "queimou!"

ADIVINHAS, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Na antiguidade, eram muito usadas como desafio aos homens para provar a sabedoria que possuíam.

I-                   O que é? O que é?

1-      O que é que passa a vida na janela e mesmo dentro de casa, está fora dela?      
2-       O que é o que é feito para andar e não anda?      

3-      O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar?  

4-       Qual é a piada do fotógrafo?  

5-      O que é o que é que sobe quando a chuva desce? 

6-      Você sabe em que dia a plantinha não pode entrar no hospital? 

7-      O que é? O que é? Que tem mais de 10 cabeças, mas não sabe pensar? 

8-      O que é o que é que enche uma casa mas não enche uma mão?     

9-       Qual a única pedra que fica em cima da água?     

10-  O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato?

11-  O que é um pontinho verde brilhando na cama de um hospital?

12-  O que a esfera disse para o cubo?    

13-   O que é o que é que esta sempre no meio da rua e de pernas para o ar?   

14-   O que é o que é que anda com os pés na cabeça?    

15-   O que é que corre a casa inteira de depois vai dormir num canto?    

16-   O que é que quanto mais cresce, mais baixo fica?   

17-   O que é, o que é? Cai em pé e corre deitado?  

18-  O que é? O que é? Tem pernas, mas não anda. Tem braço, mas não abraça?  

19-  Qual é o céu que não possui estrelas?   

20-  O que é que está na ponta final do fim, no início do meio e no meio do começo? 

21-  O que é, o que é? Fica cheio durante o dia e vazia a noite.    

22-  O que é, o que é? Quebra quando se fala.   

23-  O que é, o que é? Caminha sem pés, voa sem asas e pousa onde quiser.  

24-  É um pássaro brasileiro e seu nome de trás para frente é igual.    

25-   O que é, o que é? Quando estamos em pé, ele está deitado. Mas quando estamos deitados, ele está em pé.

26-   O que é, o que é? Essa aqui não é bolinho. Adivinhe se puder: Quando mais quente ele está, mas fresco o danado é.  

27-  O que é, o que é? Tenho cauda, mas não sou cão. Não tenho asas e sei voar. Se me largam, eu não subo. Saio ao vento para brincar.    

II- Cruzadinha:
                     Horizontal

4- cobra de fogo que protege as matas e animais.
6-Brincadeira em que uma criança deve correr e tocar outra.
7- Mês em que se comemora o folclore.
10- Brinquedo feito de galho de madeira e borracha.
11- Brinquedo feito de vareta de madeira e papel.
12- Anão de cabelo vermelho e pés virados para trás.
13- Brinquedo feito de madeira e barbante que gira no chão.
14-Assombração que fica assustando as pessoas na estrada.
15-Festa popular que é símbolo do Brasil.
                     Vertical

1- Dança típica das festas juninas.

2- Menino negro que tem apenas uma perna.

3- É a cultura do nosso povo.

5- Uma bola de fogo que indica onde tem jazida de ouro.

8- Brinquedo feito pelas mães e avós usados pelas meninas.

9- Velha que aparece de madrugada e pisa na barriga das pessoas.


III- CAÇA PALAVRAS:

 Encontre 10 palavras relacionadas ao folclore brasileiro.

B
O
I
B
U
M
B
Á
Ç
W
R
A
C
T
L
E
N
D
A
S
X
B
Y
Q
A
E
R
T
L
Q
O
I
A
R
P
Ç
E
W
F
O
S
U
P
E
R
S
T
I
Ç
Ã
O
G
P
I
P
V
O
A
Ç
I
Z
N
C
A
N
T
I
G
A
D
E
R
O
D
A
Y
H
K
Ã
P
P
A
R
L
E
N
D
A
F
M
O
A
E
S
C
T
A
C
O
E
C
M
I
K
P
A
N
I
U
F
O
L
I
A
D
E
R
E
I
S
V
P
O
L
Ç
I
S
E
Q
U
A
D
R
A
S
D
I
A
T
R
T
R
A
V
A
L
Í
N
G
U
A
S
A
Z
E
F
R
E
V
O


Um comentário:

  1. Lucky Club Online Casino Site - LuckyClub
    Online casino is not just about gambling but luckyclub.live also sports betting. LuckyClub is a very safe, licensed and regulated online casino. Read our comprehensive Visit Lucky Club: Play Now⭐Rating: 3.6/5 Rating: 3.7 · ‎5 reviews

    ResponderExcluir