segunda-feira, 11 de julho de 2016

PROJETO FOLCLORE - A lenda do Ipê

Resultado de imagem para ipê


    
             Leia: A lenda do Ipê

Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer. Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos.
Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.
Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro. [...]
Disponível em: http://www.migre.me/kopurs.

Questão 1 – Identifique o conflito em torno do qual a narrativa se desenvolveu:

Questão 2 –  Quais são os personagens da  lenda?

Questão 3 –  Qual é o foco narrativo da lenda?  Justifique sua resposta com um trecho do texto.

Questão 4 – E  o  narrador é observado ou personagem?  Narrador observador.

Questão 5 – Assinale a alternativa em que se registra a personificação:

a) “Somente os ipês continuavam sem flores.”.
b) “Os Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação [...]”.
c) “E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em outro [...]”.
d) “[...] os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro.”.

Questão 6 – Em “[...] pela alegria que tinham levado a eles.”, a palavra sublinhada refere-se aos:


a) ipês
b) deuses
c) canários-da-terra
d) outros pássaros da floresta


 Questão 7 – Em “E cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado.”, o termo destacado poderia ser substituído por:


a) enfeites
b) características
c) tonalidades
d) particularidades



Questão 8 – “Somente os Ipês continuavam sem flores”. Nesse trecho, percebe-se que os ipês se encontram em uma situação de:


a) exclusão
b) integração
c) restrição
d) transformação



Questão 9 – “[...] foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.”. Nessa passagem, as vírgulas foram utilizadas para a indicação de:



a) uma explanação
b) uma exemplificação
c) uma inserção
d) uma enumeração



Questão 10 – Então, os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês.”.  O termo sinalizado retoma o parágrafo anterior para instituir a relação de:


a) continuidade
b) consequência
c) causa
d) condição



Questão 11 – No contexto da sentença “Os Ipês ficaram muito felizes [...]”, o termo destacado exerce a função de:

a) predicativo do objeto
b) complemento verbal
c) predicativo do sujeito
d) adjunto adverbial



Questão 12 – No Texto os canários-da-terra foram:



a) espertos.
b) sinceros.
c) solidários.
d) velozes.




Questão 13 – O que fez com que essa história acontecesse?

a)      As árvores da floresta começaram a florescer no fim do inverno.

b)      As flores dos Ipês aparecerem no mês de agosto.

c)       Os Ipês pedirem aos deuses que lhes dessem flores.

d)       Os pássaros resolverem fazer seus ninhos nos galhos dos Ipês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário