Leia: A lenda do Ipê
Naqueles tempos, o inverno estava nos seus
últimos dias e todas as árvores da floresta estavam começando a florescer.
Somente os Ipês continuavam sem flores. Os Ipês, cada vez mais se entristeciam
com aquela situação, pois eram os únicos que não tinham nem flores nem frutos.
Então, os amarelos canários-da-terra,
percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos
de um dos Ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e
os sanhaços em outro; as garças-brancas em outro, as siaciras em outro, e num
outro Ipê menos imponente, foram os periquitos, jandaias, maritacas e
papagaios.
Os Ipês ficaram muito felizes e resolveram
pedir aos deuses que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos
canários-da-terra, e a todos os outros pássaros da floresta, pela alegria que
tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem, sob o mais belo céu azul que
aqueles sertões já conheceram, os Ipês floresceram, em várias cores. E cada um
dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os haviam adotado.
Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde então, os Ipês têm florescido
nos meses de agosto e setembro. [...]
Disponível em: http://www.migre.me/kopurs.
Questão 1 –
Identifique o conflito em torno do qual a narrativa se desenvolveu:
Questão
2 –
Quais são os personagens da
lenda?
Questão
3 –
Qual é o foco narrativo da lenda?
Justifique sua resposta com um trecho do texto.
Questão
4 – E
o narrador é observado ou
personagem? Narrador observador.
Questão 5 –
Assinale a alternativa em que se registra a personificação:
a)
“Somente os ipês continuavam sem flores.”.
b) “Os
Ipês, cada vez mais se entristeciam com aquela situação [...]”.
c) “E
ninhais também foram feitos pelas araras-vermelhas e azuis e os sanhaços em
outro [...]”.
d)
“[...] os Ipês têm florescido nos meses de agosto e setembro.”.
Questão 6 – Em
“[...] pela alegria que tinham levado a eles.”, a palavra sublinhada
refere-se aos:
a) ipês
b)
deuses
c)
canários-da-terra
d)
outros pássaros da floresta
Questão 7 – Em “E
cada um dos Ipês se vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os
haviam adotado.”, o termo destacado poderia ser substituído por:
a)
enfeites
b)
características
c)
tonalidades
d) particularidades
Questão 8 –
“Somente os Ipês continuavam sem flores”. Nesse trecho, percebe-se que os ipês
se encontram em uma situação de:
a)
exclusão
b)
integração
c)
restrição
d)
transformação
Questão 9 – “[...]
foram os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios.”. Nessa passagem, as
vírgulas foram utilizadas para a indicação de:
a) uma explanação
b) uma exemplificação
c) uma inserção
d) uma enumeração
Questão 10 – “Então,
os amarelos canários-da-terra, percebendo a tristeza dos Ipês, resolveram fazer
seus ninhos somente nos galhos de um dos Ipês.”. O termo sinalizado retoma o parágrafo anterior
para instituir a relação de:
a)
continuidade
b)
consequência
c) causa
d)
condição
Questão 11 – No
contexto da sentença “Os Ipês ficaram muito felizes [...]”, o termo
destacado exerce a função de:
a)
predicativo do objeto
b)
complemento verbal
c)
predicativo do sujeito
d)
adjunto adverbial
Questão 12 – No Texto os canários-da-terra foram:
a) espertos.
b) sinceros.
c) solidários.
d) velozes.
Questão 13 – O que fez com que essa história
acontecesse?
a) As árvores da
floresta começaram a florescer no fim do inverno.
b) As flores dos Ipês
aparecerem no mês de agosto.
c) Os Ipês pedirem aos deuses que lhes dessem
flores.
d) Os pássaros resolverem fazer seus ninhos nos
galhos dos Ipês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário