A
história de Iaçá (Lenda indígena)
Com muita inveja de Tupá, o demônio Anhangá resolveu tomar sua noiva.
Para isso, propôs à mãe de Iaçá que impedisse o casamento da filha, dando-lhe
caça e pesca abundantes para o resto da vida.
Interesseira, a mãe de Iaçá proibiu-a de ver Tupá e marcou o casamento
da filha com Anhangá.
Triste e desesperada, a jovem não tinha outra saída, mas pediu a Anhangá
que deixasse ver Tupá pela última vez, nem que fosse de longe. Ela sabia que,
depois de casada, teria que ir para o interior da terra, para o inferno, onde
morava Anhangá, e nunca mais poderia chegar perto de Tupá, que vivia no céu,
junto com seu pai, Tupã.
Anhangá resolveu atender ao pedido da moça, mas com uma condição: ela
teria que fazer um corte em seu braço para que o sangue pingado fosse um rastro
em sua subida ao céu; desse modo, o demônio poderia acompanhar sua caminhada.
No dia do seu casamento, pouco antes da cerimônia, Iaçá partiu para sua
última visita a Tupá. E o sangue de seu braço foi formando um arco vermelho no
céu.
Tupá, que era muito poderoso, mandou que o sol, o céu e o mar fizessem
companhia à jovem em sua viagem, descrevendo outros três rastros ao lado do
risco vermelho para confundir Anhangá. O sol, Guaraci, traçou um arco amarelo;
o céu, Lauca, um arco azul-claro; e o mar, Pará, um arco azul-escuro.
Iaçá, porém, não conseguiu chegar ao céu, nem ver Tupá. Muito enfraquecida, foi caindo lentamente em direção da terra. Seu sangue misturou-se primeiro com o traçado amarelo de Guaraci formando um rastro laranja, e depois com o arco azul de Lauca, descrevendo outro rastro violeta.
Iaçá, porém, não conseguiu chegar ao céu, nem ver Tupá. Muito enfraquecida, foi caindo lentamente em direção da terra. Seu sangue misturou-se primeiro com o traçado amarelo de Guaraci formando um rastro laranja, e depois com o arco azul de Lauca, descrevendo outro rastro violeta.
Quando chegou à terra, Iaçá não foi para o inferno, nem se casou com
Anhangá. Morreu numa praia, banhada pelo mar e pelos raios de sol. De seu
corpo, subiu ao céu um arco verde, formado pela mistura do azul do Pará com o
amarelo de Guaraci. Era o sétimo arco que acompanhava a trajetória dos seis
anteriores.
É por isso que o arco-íris tem sete cores e sempre aparece no céu em forma de um arco...
É por isso que o arco-íris tem sete cores e sempre aparece no céu em forma de um arco...
Adaptado por Suely Mendes
Brandão. In: Como surgiram os seres e as coisas. São Paulo, Ática, coedição
latino-americana, 1993. P.13-16
1-
Qual é o foco narrativo do texto, isto é, sob que perspectivas fatos são
narrados em 1ᵃ pessoa ou em 3ᵃ pessoa? Justifique sua resposta com um trecho da
lenda?
2-
O narrador é narrador personagem ou narrador observador?
3-
Os trechos a seguir foram retirados da história de Iaçá. Copie-os e
indique o personagem ao qual eles se referem:
a. “E o sangue de
seu braço foi formando um arco vermelho no céu.”
b. “... resolveu
atender ao pedido da moça ...”
c. “... mandou que
o sol, o céu e o mar fizessem companhia à jovem em sua viagem ...”
d. “...marcou o
casamento da filha com Anhangá.”
4-
Qual é o
personagem principal da lenda?
Herói é um a palavra que vem do
grego héros e significa “homem
divinizado, filho ou descendente de deuses.” O herói, ou heroína , é capaz de
realizar façanhas sobre humanas, sempre em busca do Bem.
Todo herói (ou heroína) tem sempre uma
grande missão a cumprir, passando por obstáculos difíceis de serem superados.
Contra ele (ou ela) há sempre um vilão, que também é conhecido como “anti-herói”, caracterizado por sua
maldade. O anti-herói representa o lado negativo, egoísta e vingativo do ser
humano.
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5-
Podemos
afirmar que Iaçá é uma heroína? Por quê?
6-
Quem é o
anti-herói, ou vilão, da história de Iaçá?
7-
Existe
outro herói na lenda de Iaçá? Justifique sua resposta .
8-
As lendas
procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. A
lenda indígena que você leu narra o surgimento de que fenômeno da natureza?
9-
Escreva
um parágrafo fazendo uma crítica à lenda que você leu. Siga a estrutura :
O texto ❉ (título), de ❉ (autor), é ❉(adjetivo), porque ❉. No entanto, ❉.
10- Existem exemplos de prosopopeia na lenda estudada? Em
caso de resposta afirmativa, quais são eles?
11- Por que podemos afirmar que essas
entidades são exemplos de prosopopeia?
12- Construa:
a. Uma metáfora com a palavra índio;
b. Uma personificação com a palavra morte;
c. Uma hipérbole com a palavra rio;
13-
Classifique asa orações coordenadas abaixo:
a. A mãe de Iaçá
proibiu-a de ver Tupá e marcou
o casamento da filha com Anhangá.
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