- A gramática interna e o ensino produtivo.
- A gramática descritiva e o ensino reflexivo.
- A gramática normativa e o ensino prescritivo.
UNIDADE 6 - A frase e sua organização.
- O que é frase?
- O período e a oração.
- As várias possibilidades de organização da frase e do período.
Fizemos a troca de experiência das atividades trabalhadas em sala de aula.
2ª Parte- Unidades 7 e 8 - TP2
UNIDADE 7- A arte: formas e função
- Arte e cotidiano
- A arte: classificação e características.
- As funções da arte.
Fizemos o Ampliando nossas inferências das páginas 98 a 102.
UNIDADE 8 - Linguagem figurada
- A expressividade da linguagem cotidiana
- Figuras de linguagem literária.
- Elementos sonoros e sintáticos da expressividade.
Fizemos a Oficina 3 em grupo.
Meu grupo escolheu trabalhar o texto QUATRO.
AUGÁ MÁGOA
ARRET GUERRA
RA BAR
os quatros (maus) elementos...
Atividades propostas:
1- Quais são os 4 elementos essenciais à vida?
2- De que forma estão dispostas as palavras que indicam esses 4 elementos?
3- No lado direito da poesia são citados os 4 maus elementos.Quais são eles?
4- Relacione e interprete os 4 elementos de cada coluna.
Podemos dizer que na coluna da esquerda temos os 4 elementos essenciais a vida escritos espelhados ( água, terra, fogo e ar) que tem seus correspondentes nos 4 maus elementos criados pelo homem (mágoa, guerra, jogo e bar) ÁGUA X MÁGOA - A mágoa gera lágrimas que corresponde a água. TERRA X GUERRA - A disputa pelo poder da terra gera a guerra. FOGO X JOGO - A a luta pelo poder gera um jogo de intrigas que acaba no uso de armar de fogo, assim sendo podemos dizer Terra X Jogo e Fogo X Guerra estão interligados diretamente. AR X BAR - É no bar que se afogam as mágoas. E se as afogamos ficamos sem ar. Assim sendo, há uma relação direta em o 1º elemento e o último de cada grupo. ÁGUA X AR / MÁGOA X BAR. Em ambos há destruição, o fim de algo, a morte.
Produção textual
A partir de um vocábulo o poema "Quatro" crie um poema cinético.
Fatos linguístico
Observe e cite as trocas, acréscimos e supressões dos fonemas das palavras do poema. Comente o efeito desse jogo das de fonemas na sua interpretação do texto.
Oficina 4.
Observamos a charge e respondemos as questões das páginas 154. Depois fizemos um bilhete dirigido ao patrão, comentando a sua atitude.
Sr. Hotvale,
É com imenso prazer que lhe sirvo de escada diariamente. Tanto que não me importo que ao findar o dia sinta dores na coluna e no nervo ciático, por isso digo lhe da minha grande satisfação.
Assinado, Capacho.
23/12/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário