- Toda manifestação linguística é também basicamente argumentativa, ou seja, sempre que utilizamos a linguagem estamos implicitamente querendo convencer os nossos interlocutores de nossas ideias.
- O signo linguístico é resultado da relação indissociavel entre significante (linguístico, imagem acústica) e significado ( conceito, ideia).
- No texto argumentativo usamos estratégias de argumentos que devem conduzir a um único objetivo, ou a objetivos integrados e compatíveis entre si.
- Tese constitui a ideia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor/ouvinte: é objeto de convencimento do leitor/ouvinte.
- Argumento são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da valiadade da tese.
- Os argumentos utilizados pelo autor para comprovar sua tese apresenta variadas maneiras de se construir.
- Argumento baseado no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação;
- Argumento baseados em provas concretas trazem para o texto informações que resultam de pesquisa, estatísticas e similares.
- Argumentação por ilustração mostra uma situação genérica e apresenta, como comprovação, uma singularização da situação.
- Argumentação por exemplo usa, inicialmente um exemplo ou um caso específico, para em seguida, generalizar e extrair uma conclusão geral.
- Argumento de autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese.
- Argumento por raciocínio lógico -como diz o nome - são argumentos que resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e consequência e os de condição.
- Uma boa argumentação depende, primeiramente de clareza do objetivo (da tese a comprovar); depois, da solidariedade entre os argumentos : todos devem conduzir para o mesmo objetivo.
- Argumentar é firmar uma posição diante do problema, um compromisso com a informação e o conhecimento, não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos, falsos ou incoerentes.
- Uma argumentação é considerada inadequada ou defeituosa quando não dá condições para que os objetivos sejam atingidos.
- Encontramos na escolha dos argumentos, vários níveis de adequação e outros de inadequação quanto à demonstração da tese pretendida: os sentidos globais do texto e o objetivo da argumentação é que definem sua qualidade.
Depois lemos e discutimos a unidade 22 - Produção Textual: Planejamento e escrita.
- O papel do professor de redação está relacionado também ao processo de pensar sobre o pensar (metacognição) e de aprender a aprender sobre a leitura e a escrita.
- Um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção a sua autonomia.Portanto, quando damos exemplos para o aluno a partir da nossa experiência pessoal, esperamos que isto sirva de alavanca para sua criatividade, oferecendo alternativas às estratégias que já se conhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário