sábado, 17 de outubro de 2009

2ª Parte do Gestar II TP6 - 1º ENCONTRO

Primeiramente lemos a unidade 21 sobre argumentação e linguagem.
  • Toda manifestação linguística é também basicamente argumentativa, ou seja, sempre que utilizamos a linguagem estamos implicitamente querendo convencer os nossos interlocutores de nossas ideias.
  • O signo linguístico é resultado da relação indissociavel entre significante (linguístico, imagem acústica) e significado ( conceito, ideia).
  • No texto argumentativo usamos estratégias de argumentos que devem conduzir a um único objetivo, ou a objetivos integrados e compatíveis entre si.
  • Tese constitui a ideia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor/ouvinte: é objeto de convencimento do leitor/ouvinte.
  • Argumento são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da valiadade da tese.
  • Os argumentos utilizados pelo autor para comprovar sua tese apresenta variadas maneiras de se construir.
  1. Argumento baseado no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidade de comprovação;
  2. Argumento baseados em provas concretas trazem para o texto informações que resultam de pesquisa, estatísticas e similares.
  3. Argumentação por ilustração mostra uma situação genérica e apresenta, como comprovação, uma singularização da situação.
  4. Argumentação por exemplo usa, inicialmente um exemplo ou um caso específico, para em seguida, generalizar e extrair uma conclusão geral.
  5. Argumento de autoridade recorre a fontes de informação renomadas, como autores, livros, revistas especializadas, para demonstrar a veracidade da tese.
  6. Argumento por raciocínio lógico -como diz o nome - são argumentos que resultam de relações lógicas. Os mais comuns são os de causa e consequência e os de condição.
  • Uma boa argumentação depende, primeiramente de clareza do objetivo (da tese a comprovar); depois, da solidariedade entre os argumentos : todos devem conduzir para o mesmo objetivo.
  • Argumentar é firmar uma posição diante do problema, um compromisso com a informação e o conhecimento, não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos, falsos ou incoerentes.
  • Uma argumentação é considerada inadequada ou defeituosa quando não dá condições para que os objetivos sejam atingidos.
  • Encontramos na escolha dos argumentos, vários níveis de adequação e outros de inadequação quanto à demonstração da tese pretendida: os sentidos globais do texto e o objetivo da argumentação é que definem sua qualidade.
No segundo momento fizemos AMPLIANDO NOSSAS REFERÊNCIAS da página 59 a 62.

Depois lemos e discutimos a unidade 22 - Produção Textual: Planejamento e escrita.
  • O papel do professor de redação está relacionado também ao processo de pensar sobre o pensar (metacognição) e de aprender a aprender sobre a leitura e a escrita.
  • Um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção a sua autonomia.Portanto, quando damos exemplos para o aluno a partir da nossa experiência pessoal, esperamos que isto sirva de alavanca para sua criatividade, oferecendo alternativas às estratégias que já se conhece.

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