Por haver um número considerável de alunos que utilizam as letras maiúscula no meio de frases ou iniciam as frases e nomes próprios com letra minúscula, além de trocarem a letra G por Q; e terem uma letra incompreensível. Resolvi utilizar o alfabeto cursivo feito em linhas do caderno de caligrafia .
I- Observar o alfabeto e alguns lembretes para produção de texto.
II- Colocar os sobrenomes em ordem alfabética.
III- Produzir um texto a partir de uma imagem.
Lembre-se:
- I- Só se usa letra maiúscula em início de frase e em nomes próprios.
- II-
Deixe um espaço antes de começar a escrever o parágrafo.
- III-
Todo texto tem uma introdução (início), desenvolvimento
(meio) e conclusão (fim).
- IV-
Use
a pontuação nas frases: ponto final, interrogação,
exclamação, vírgula, travessão e dois pontos.
- V-
Atenção
quando precisar separa as sílabas no final da linha para
continuar o texto na próxima.
- VI-
As
locuções adverbiais com certeza, de repente, em cima, de novo são escritas
separadas.
1- Coloque
os sobrenomes na ordem alfabética.
- a Aguiar – Barcelos_ Abreu – Borges- – Botelho
- b Cunha_Cardoso –Castro - Cadena – Correa
- c. Conceição – Dias - Escóssia – Ferreira – Goulart
- d. Gomes- Guedes - Hassum – Ignácio – Jesus
- e. Knupp - Lau- Lima – Leal – Mattos
- f. Muller- Mesquita – Nascimento - Nunes – Oliveira
- g. Pinto- Pires – Queiroz- Rojas- Ribeiro
- h. Rocha – Rodrigues – Silva- Souza- - Siqueira
- i. Telles- Urias- Viana- Vasconcelos- Teixeira
- j.
Wolf- Yamamoto – Zilar- Ximenes – Zanata
2- Observe o desenho e escreva uma história utilizando o discurso direto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário