quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Produção Textual e revisão de conteúdo.

Nome:________________________________________________ 8º ano      Data:__________

      Professora: Degiane Martins              Revisão e Produção de texto – Português _ 3º bimestre


1-      Jogo dos 7 erros.



2-      Observe a imagem e depois escreva uma frase que tenha:

a.       Um vocativo
b.      Um aposto
c.       Um complemento nominal
d.      Um objeto indireto
e.       Uma comparação
f.       Uma metonímia
g.      Uma hipérbole
h.      Um eufemismo
i.        Uma ironia

3-      Escreva uma história a partir da imagem do jogo dos 7 erros.
  
☼ Seu texto deverá ter três partes fundamentais:
I-                   Introdução: começo da história, quando se apresentam as personagens, o conflito (são as forças adversárias a personagem principal, a luta para realizar seus desejos, projetos, sonhos e objetivos) o espaço (é o lugar onde se passa) e o tempo (é quando acontece) em que ocorre as ações.

II-                Desenvolvimento apresenta uma complicação (é a parte em que se desenvolve(m)  o(s) conflito(s) e o clímax (é o momento de maior tensão do conflito).

III-             Conclusão ou desfecho:  é a solução do (s) conflitos que pode ser surpreendente, trágica, cômica, etc., e corresponde ao final da história.

☼ Não esqueça de escrever:
Ø  Título: coerente com o seu texto.
Ø  Mínimo de 25 linhas e o máximo de 35.

      Elementos de correção: coesão, coerência, ortografia, pontuação, parágrafo, título e criatividade.
     ۩ Boa produção!









Nome:________________________________________________ 9º ano      Data:__________

Professora: Degiane Martins              Revisão e Produção de texto – Português _ 3º bimestre

 1-       Jogo dos 7 erros.

      


2-      Observe a imagem e depois escreva uma oração que tenha:

a.       Coordenada sindética aditiva.
b.      Coordenada sindética alternativa.
c.       Coordenada sindética adversativa.
d.      Coordenada sindética explicativa.
e.       Coordenada sindética conclusiva.
f.       Um hipérbato.
g.      Um polissíndeto.
h.      Um pleonasmo.
i.        Uma silepse


3-      Escreva uma história a partir da imagem do jogo dos 7 erros.
  
☼ Seu texto deverá ter três partes fundamentais:
I-                   Introdução: começo da história, quando se apresentam as personagens, o conflito (são as forças adversárias a personagem principal, a luta para realizar seus desejos, projetos, sonhos e objetivos) o espaço (é o lugar onde se passa) e o tempo (é quando acontece) em que ocorre as ações.

II-                Desenvolvimento apresenta uma complicação (é a parte em que se desenvolve(m)  o(s) conflito(s) e o clímax (é o momento de maior tensão do conflito).

III-             Conclusão ou desfecho:  é a solução do (s) conflitos que pode ser surpreendente, trágica, cômica, etc., e corresponde ao final da história.

☼ Não esqueça de escrever:
Ø  Título: coerente com o seu texto.
Ø  Mínimo de 25 linhas e o máximo de 35.


sexta-feira, 20 de julho de 2018

Projeto Copa do Mundo Rússia 2018 - Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018

               Símbolos da Copa do Mundo Rússia 2018

                       A identidade visual é um item importante na organização de um grande evento como a Copa do Mundo de Futebol. Cores, símbolos e objetos são escolhidos cuidadosamente para fornecer identidade para o país-sede do evento. No caso do Mundial de 2018, que será realizado na Rússia, os símbolos serão o emblema, o pôster, o mascote e a bola.

Mascote 
          
                 O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa“aquele que marca um gol”.

         O mascote da Copa de 2018 veste uma bermuda vermelha e uma camiseta branca e azul, cores da Rússia, e usa um óculos que é comum em esportes com neve, como esqui e snowboard.

 Emblema
         
             O emblema da Copa da Rússia mostra um desenho da taça de campeão nas cores vermelho, ouro, azul e preto, cores da cultura russa. No topo da taça há três bolas azuis estreladas que representam o espaço, uma referência à corrida espacial.

                A Rússia, na época União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), foi o primeiro país a enviar um homem ao espaço (Yuri Gagarin). O emblema também homenageia o satélite russo Sputnik, o primeiro a orbitar o planeta Terra.
                     A empresa que desenhou o emblema disse também que a cor vermelha simboliza a propulsão dos foguetes espaciais e que as estrelas simbolizam a mágica do futebol e os “craques” do esporte.


Bola
         
               A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970, que se chamava Telstar. Esse nome é uma referência à “estrela de televisão” (estrela em   inglês é star e televisão é television).

                A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome. Essas cores foram usadas na Copa de 1970 para destacar a bola nas transmissões de TV, que ainda eram sem cores.

Pôster

                  O pôster tem como destaque a imagem do goleiro russo Lev Yashin fazendo uma defesa. Yashin é considerado um dos melhores goleiros da história do futebol, sendo o único da posição a ganhar uma Bola de Ouro de melhor jogador do mundo. Yashin participou de quatro Copas (1958, 1962, 1966 e 1970) e faleceu em 1990, aos 61 anos.
            A obra, criada pelo artista gráfico russo Igor Gurovich, tem inspiração nas propagandas do pós-construtivismo das décadas de 1920 e 1930. Esse estilo soviético é um dos mais importantes e reverenciados elementos da cultura da Rússia.

                   Por Adriano Lesme - Jornalista



1-      Como são escolhidos os objetos, as cores e o emblema da Copa do mundo?

2-      Quais são os símbolos que dão a identidade visual da Copa do Mundo de 2018, na Rússia?

3-      O que significa Zabivaka e o que seu visual representa?

4-      Descreva o emblema da Copa do Mundo de 2018, ou seja, diga como ele é e o que as cores representam?

5-      O que o emblema da Copa da Rússia homenageia?

6-      Qual razão da escolha das cores da bola da Copa da Rússia? E quem ela homenageia?

7-      Quem foi Lev Yashin e qual foi o título recebido por ele?

8-      Quem criou o pôster e em que ele se inspirou?

9-      O texto lido foi escrito em que suporte:
a.       (     ) jornal       b.(     ) site        c.(     ) revista        d.(      ) outdoor (painel publicitário)

10-  Qual dos símbolos escolhidos para Copa do Mundo Rússia de 2018, você acha que representa mais a identidade do país-sede e por quê?

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Projeto Copa do Mundo-2018 - Conto russo "A menina inteligente"


Conto russo - A   menina inteligente

Dois irmãos viajavam juntos: um era pobre, o outro rico, e cada um tinha o seu cavalo. O pobre ia numa égua e o rico num capão. Pararam para passar a noite um ao lado do outro. A égua do homem pobre pariu um potro durante a noite, e o potro rolou para debaixo da carroça do rico. De manhã o rico acordou o irmão pobre dizendo: “Levante, irmão. Durante a noite a minha carroça pariu um potro!”.  O irmão se levantou e disse: “Como é possível uma carroça parir um potro? Era a minha égua que estava prenhe!” O irmão rico disse: “Se a sua égua fosse a mãe, ele estaria ao lado dela”. Para resolver a pendenga, procuraram as autoridades. O rico deu dinheiro aos juízes, e o pobre contou o caso.
A história acabou chegando aos ouvidos do próprio czar. Ele chamou os dois irmãos à sua presença e lhes propôs quatro enigmas: “Qual é a coisa mais forte e mais rápida do mundo? Qual a coisa mais gorda do mundo? Qual a coisa mais macia? E qual a coisa mais encantadora?”. O rei lhes deu um prazo de três dias e disse: “Voltem no quarto dia com as respostas”.
O irmão rico pensou, pensou, lembrou-se da avó e foi consultá-la. Ela lhe disse para se sentar à mesa, deu-lhe de comer e beber, então perguntou: “Por que você está triste, meu neto?”. “O soberano me propôs quatro enigmas e me deu apenas três dias para resolvê-los”. “Quais são os enigmas? Diga-me.” “Bem, vovó, eis o primeiro: ‘Qual é a coisa mais forte e mais rápida do mundo?’.” “Esse não é difícil! O meu marido tem uma égua baia. Nada no mundo é mais rápido do que ela; se você a chicotear, ela deixa a lebre para trás.” “O segundo enigma é: ‘Qual a coisa mais gorda do mundo?’.” “Há dois anos temos engordado um porco. Ele ficou tão gordo que mal consegue se firmar nas pernas.” “O Terceiro enigma é: ‘Qual a coisa mais macia?’.” “Isso todo mundo sabe. Penugem de pato marinho _ não existe nada mais macio.” “O quarto enigma é: ‘E qual a coisa mais encantadora?’.” “A coisa mais encantadora do mundo é o meu neto Ivanzinho.” “Obrigado, vovó, você me orientou muito bem. Ficarei grato pelo resto da vida.”
Quanto ao irmão pobre, ele derramou lágrimas amargas e seguiu para casa. Foi recebido pela sua (única) filha de sete anos, que disse: “Por que o senhor está suspirando e chorando tanto, pai?”. “Como não haveria de gemer e chorar? O czar me propôs quatro enigmas, e nunca vou conseguir resolvê-los.” “Diga-me quais são os enigmas.” “São os seguintes, minha filha: ‘Qual é a coisa mais forte e mais rápida do mundo? Qual a coisa mais gorda do mundo? Qual a coisa mais macia? E qual a coisa mais encantadora?’.” “Pai, diga ao czar que a coisa mais forte e mais rápida do mundo é o vento, a coisa mais gorda é a terra, porque ela alimenta tudo que cresce e vive. A coisa mais macia do mundo é a mão, porque onde quer que um homem se deite, ele põe a mão sob a cabeça. E não há nada mais encantador no mundo do que o sono.”
Os dois irmãos, o pobre e o rico, foram até o czar. O czar ouvir as suas respostas deles para os enigmas, e perguntou ao homem pobre: “Você resolveu esses enigmas sozinho ou pediu ajuda a alguém?”. O homem pobre respondeu: “Majestade, tenho uma filha de sete anos, e ela me deu as respostas”. “Se a sua filha é tão inteligente, aqui tem um fio de seda para ela. Peça-lhe que teça uma toalha bordada par mim até amanhã de manhã.” O camponês pegou o fio de seda e foi para casa triste e pesaroso. “Estamos numa enrascada”, disse à filha. O czar ordenou que você teça uma toalha com esse fio.” “Não se preocupe, pai, a menina, disse: Peça ao czar que encontre alguém que faça um tear com este ramo; com ele tecerei a toalha”. O camponês fez o que a filha mandou. O czar o ouviu e lhe deu cinquenta ovos, dizendo: “Dê esses ovos à sua filha; diga-lhe para chocar cento e cinquenta pintinhos para amanhã”.
O camponês voltou para casa ainda mais triste e pesaroso do que da primeira vez. “Ah, minha filha, disse. Você mal si de uma enrascada e cai em outra.” “Não se preocupe, pai, a menina de sete anos respondeu. Ela cozeu os ovos para o almoço e a janta e mandou o pai ao rei. “Diga-lhe”, falou a menina ao pai, “que é preciso ter grãos de um dia para alimentar os pintinhos. Em um dia, que um campo seja arado, o milho semeado, colhido e debulhado. As nossas galinhas se recusaram a comer qualquer outro tipo de grão.” O czar ouviu isso e disse: “Já que sua filha é tão inteligente, traga-a à minha presença amanhã de manhã _e quero que ela não venha nem a pé nem a cavalo, nem nua nem vestida, nem com um presente nem sem alguma coisa para oferecer”. “Agora”, o camponês pensou, “nem minha filha poderá resolver esse enigma tão difícil. Estamos perdidos.” “Não se preocupe”, a filha de sete anos disse. “Procure os caçadores e compre deles uma lebre viva e uma codorna viva”.  O pai lhe levou a lebre e a codorna.
Na manhã seguinte, a menina de sete anos se despiu, vestiu uma rede, segurou a codorna numa mão, sentou-se em cima da lebre e seguiu para o palácio. O czar foi encontra-la no portão. Ela fez uma mesura para ele, dizendo: “Aqui está um pequeno presente para Vossa Majestade”. Ela lhe deu a codorna. O czar estendeu a mão, mas a codorna sacudiu as asas e _ flap, flap! _ se foi. “Muito bem”, o czar disse. “Você fez como lhe ordenei. Agora me diga: uma vez que o seu pai é tão pobre, de que vocês vivem?” “O meu pai pega peixes na margem do rio e nunca põe iscas na água. Faço sopa na minha saia”. “Você é estúpida! Peixes não vivem na margem do rio, mas na água.” “ E o senhor é tão inteligente assim? Quem já viu uma carroça parir potros? Quem pare potros são éguas, não carroças.”
O czar mandou que o potro ficasse com o camponês pobre e levou a menina para o seu palácio. Quando ela cresceu, ele a desposou, e ela se tornou czarina.

Carter, Angela. 103 contos de fadas. Editora Companhia das Letras, 24 de set de 207-504 páginas
Retirado do site:

1-      Quem são os personagens do conto?

2-      Qual é o foco narrativo do conto, isto é, sob que perspectiva são narrados em 1ª pessoa ou em 3ª pessoa? Justifique sua resposta com um trecho do conto.

3-      O narrador é narrador-personagem ou narrador-observador?

4-      Escreva as características dos personagens abaixo:

a.       Os dois irmãos
b.      A filha do camponês

5-      Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:

a.       Prenhe
b.      Czar
c.       Enigma
d.      Enrascada

6-      Retire do texto um exemplo de discurso direto.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Chucrute - Projeto Copa do Mundo-Rússia 2018


Chucrute, a típica conserva russa cheia de vitaminas               
              COMIDA - JUL 02, 2016 - ANNA SORÔKINA
Além de delicioso para beliscar, chucrute russo tem inúmeras propriedades nutritivas
Prato também pode levar cenoura e maçã e costuma ser acompanhado de batatas.
Alimento tradicional na Rússia, o chucrute (conserva de repolho fermentado) também é largamente utilizado na culinária europeia, sobretudo na Alemanha, Polônia e Romênia, e nas cozinhas chinesa e coreana, onde é conhecido como kimchi.
Na Rússia antiga, o repolho era tão popular que tinha até uma data em sua homenagem, o dia de Serguêi Kapustnik (kapusta é repolho em russo). Nesse dia, 8 de outubro, reverenciava-se a memória do santo ortodoxo Sérgio de Radonej e tinham início os preparativos para o inverno. Folhas, metades e cabeças inteiras de repolho eram fermentadas para o preparo do chucrute. Além da cenoura, era costume também adicionar arando (cranberries), murtinho (lingonberries), maçãs, ameixas e beterraba ao preparo. Atualmente, as conservas de repolho são preparadas em qualquer época do ano.
De acordo com as crenças populares, o repolho em conserva não deve ser preparado se o cozinheiro estiver de mau humor, pois ficará com um gosto amargo. Além disso, é melhor prepará-lo no quinto ou sexto dia após a Lua nova. Se colocá-lo para fermentar na Lua cheia, ele irá se estragar rapidamente e não ficará crocante.
O chucrute é repleto de benefícios. Ele é rico em vitaminas C, K, B1, B2, B3, B6 e B12 e contém potássio, sódio, cálcio e ferro. Possui efeito anti-inflamatório e atenua os sintomas de distúrbios metabólicos e diabetes. É famosa a história de que, em meados do século 18, o capitão e explorador britânico James Cook obrigava seus marinheiros a comer chucrute para evitar o escorbuto, doença causada pela deficiência aguda de vitamina C.
Chucrute 

Ingredientes:
1 cabeça de repolho (de 3 a 4 kg)
1 cenoura média (200 g)
1 colher de sopa de sal
Você pode adicionar uma colher de chá de açúcar para que a fermentação do repolho ocorra mais rapidamente. 
Modo de preparo:
1. É muito importante cortar o repolho corretamente. Quanto mais finas forem as tirinhas de repolho, mais rapidamente elas irão absorver a salmoura e mais saborosa ficará a conserva. No entanto, as tiras mais largas retêm uma quantidade maior de vitaminas. Então, corte a verdura de acordo com seu próprio gosto. Você pode ralar a cenoura em um ralador de corte grande ou cortar em tirinhas finas.
2. Misture todos os ingredientes em uma vasilha esmaltada ou em um pote de vidro. Em seguida, coloque um peso, como uma pedra ou um recipiente com água, para prensar o repolho, que deverá permanecer em repouso por dois ou três dias dentro de casa, em temperatura ambiente. Durante esse tempo ele deverá fermentar.
3. Em seguida, o repolho deve ser colocado em um local frio - na geladeira, em um porão ou varanda. O repolho mais gostoso é obtido quando permanece a uma temperatura não superior a 0 grau. Uma temperatura muito baixa contribui para a perda de sabor e de grande número de vitaminas, enquanto uma temperatura alta provoca fermentação excessiva e oxidação do alimento. O repolho também deve permanecer imerso em seu sumo, caso contrário irá ressecar.
4. Você pode servir o chucrute com uma colher de chá de óleo vegetal. Como acompanhamento, ele vai bem com batatas cozidas e outras conservas. 


Priátnogo appetita! (Bom apetite!)

https://br.rbth.com/arte/receitas/2016/07/02/chucrute-a-tipica-conserva-russa-cheia-de-vitaminas_608091

1-      O que é chucrute?
2-      Além da Rússia quais os outros países utilizam o chucrute na sua culinária?
3-      Como o chucrute é conhecido na Coréia?
4-      Como é chamado repolho em russo?
5-      Em que época do ano os russos preparavam o chucrute? E qual era o santo reverenciado?
6-      Segundo as crendices popular da Rússia   quais são as recomendações para o preparo do chucrute?
7-      Quais são os benefícios obtidos com o uso do chucrute?
8-      O que é escorbuto?
9-      Você já comeu chucrute? Se não ainda não comeu gostaria de provar?
10-   Quais são os ingredientes do chucrute?
11-  Copie os verbos grifados na receita e diga em que modo eles estão.
12-  Crie uma receita para conquistar um futuro brilhante, para isso, use sua criatividade usando os melhores ingredientes que possui na vida.

Pontos turísticos de Moscou - Pojeto Copa do Mundo-Rússia 2018


12 pontos turísticos em Moscou, a principal sede da Copa do Mundo de 2018
Veja 12 pontos turísticos em Moscou. Conheça mais sobre este incrível destino que será a principal sede da Copa do Mundo de 2018.
Por Redação Bolsa de Viagem   - set 18, 2017
A Copa do Mundo de 2018 da Rússia tem gerado grande expectativa e não é tanto pelo futebol e sim pela principal cidade sede, Moscou.
A seguir listamos os 12 pontos turísticos em Moscou que nenhum turista deveria deixar de conhecer ao visitar a capital russa.
Lugar feito de contrastes, começando por sua localização, exatamente na fronteira entre o continente europeu e o continente asiático.
Uma cidade que assistiu a queda de um império de czares, a construção de um regime totalitário de exclusão e a abertura para um mundo moderno e desconhecido.
Atualmente, Moscou é uma das cidades mais interessantes para turismo do planeta, exatamente por sua carga histórica.
Então, que tal começar o tour lendo nossa seleção?

12 pontos turísticos em Moscou

 1.      Kremlin
A fortaleza que está situada na Praça Vermelha de Moscou é uma das paradas obrigatórias para os turistas, possuindo uma série de galerias, museus e outras atrações.
Dentro dos altos muros estão preservados séculos de história do país, com diversos palácios que foram a residência de czares.
A construção original data de 1156, além da parte aberta aos turistas o complexo funciona como sede do governo russo.
O presidente mora dentro do complexo.
A área aberta a visitação de turistas inclui uma série de construções arquitetônicas fascinantes como o Campanário de Ivan, O Grande; o Palácio do Arsenal, o Palácio do Patriarca e algumas catedrais como a Catedral do Arcanjo Miguel.
Este certamente é um dos pontos turísticos em Moscou que você não pode deixar de conhecer.
Para fazer esse passeio é necessário comprar seu ingresso no quiosque situado no Jardim de Alexandre.
A compra pode ser feita até 45 minutos antes da entrada.


       2.      Catedral da Assunção
Um dos locais que estão abertos a visitação dentro do Kremlin que merecem sua visita é a Catedral da Assunção, essa possui uma grande importância na história russa.
Essa catedral foi cenário de importantes acontecimentos como a coroação do czar Ivan, O Terrível.
Sua construção se deu no ano de 1326, contudo, ela foi reconstruída no ano de 1470 após sua demolição.
No ano de 1918 os líderes comunistas transformaram a igreja ortodoxa num museu.
Dentro da igreja que já é uma obra de arte por sua arquitetura estão afrescos de 1511 e o trono que Ivan – O Terrível – usava quando deseja rezar. Para conhecer a catedral, basta adquirir o ingresso para o Kremlin, vale a pena se deter alguns minutos a mais nesse ponto.


3. Catedral São Basílio
A imagem dessa catedral ortodoxa é usada com grande frequência como símbolo da Rússia.
Sua construção se deu entre os anos de 1555 e 1561 por ordem do czar Ivan, O Terrível, como comemoração do seu êxito em recuperar Astrakhan e Kazan que estavam sob o domínio dos tártaros-mongóis.
Uma das principais diferenças dessa igreja para as demais igrejas católicas é que ela tem um visual colorido e iluminado, não tem nada de austeridade nessa construção.  A igreja está situada na Praça Vermelha e funciona como marca do centro geométrico da capital russa. Um dos mais belos pontos turísticos em Moscou.


 
4. Mausoléu de Lenin
Por mais curioso que pareça, um dos pontos turísticos em Moscou que não devem ficar de fora da sua lista é o Mausoléu do líder comunista Lenin.
Antes de qualquer coisa, devemos deixar claro que o local consiste apenas numa câmara que possui um sarcófago transparente em que está o corpo embalsamado de Lenin que morreu há um século.
Para entrar no local você precisará enfrentar uma longa fila e uma inspeção rigorosa dos guardas.
Ao entrar no local, você verá o corpo de Lenin.  Mas, o que esse passeio tem de tão incrível? A magia desse ponto turístico está na história que o homem embalsamado possui. Lenin foi um dos fundadores da URSS e, estando em solo russo é interessante lhe fazer uma visita, para os russos esse local é quase sagrado.
O mausoléu está situado na Praça Vermelha.


5. Shopping GUM
A construção do prédio, sede desse grande centro comercial, data de 1800, durante o regime comunista funcionava como a principal loja de departamento da capital em que os cidadãos iam para retirar alimentos e outros itens de necessidade.
A palavra GUM era usada para nomear quase todas essas unidades, sendo assim, outras cidades da União Soviética possuíam o seu centro com esse nome.
Os turistas que visitam atualmente esse shopping se deparam com um típico centro de compras capitalista, contendo lojas de grandes grifes. Certamente um dos pontos turísticos em Moscou mais cobiçados.  Está situado no bairro histórico de Kitai-gorod em frente a Praça Vermelha.

6. Praça Vermelha
Para quem pensa que o nome faz referência a cor do comunismo, está enganado.
A praça tem esse nome porque em russo красная (krasnaya) pode ser entendido como a cor vermelha ou como o adjetivo bonito.
O sentido era o adjetivo se referindo a Catedral de São Basílio, que fica nessa praça, logo passou a ser a nomenclatura do lugar.
Durante o período da União Soviética essa praça foi o cenário de inúmeros desfiles militares.
Nessa praça estão alguns dos principais pontos turísticos em Moscou, como a própria catedral e também como a separação entre o Kremlin e o bairro Kitay-gorod que é histórico.

  7. Museu Histórico do Estado

Para conhecer a história desse curioso país, recomendamos uma visita ao Museu Histórico do Estado.
Dentre as obras do seu acervo, estão objetos de povos pré-históricos que habitaram o território da Rússia além de obras de arte, sendo muitas delas componentes da família real Romanov – a última família real.
O museu possui milhões de objetos e obras de arte.
A fachada do museu é um detalhe a parte que fascina por seu tamanho impressionante.   Está situado na Praça Vermelha.  A visitação a esse museu acontece todas segundas, quartas, quintas, sextas e sábados das 10h às 18h. Além do acervo o museu possui exposições temporárias
.
8. Biblioteca do Estado Russo
Uma das 5 maiores bibliotecas do mundo, a Biblioteca do Estado Russo, contêm muito da história do seu país e do mundo, com um acervo de cerca de 44,4 milhões de livros incluindo importantes documentos.
Tem livros em russo e línguas estrangeiras, o acervo está distribuído em cerca de 275 km de estantes.
Conta com muitos documentos sobre a União Soviética.
O prédio da biblioteca também possui seu encanto, inspirando uma visita turística.

9. Sete Irmãs – Os Arranha-Céus de Stálin
Os enormes edifícios que são conhecidos como as Sete Irmãs de Stálin, foram construídos entre os anos de 1947 e 1953 como uma resposta do ditador ao capitalismo ocidental e para comemorar a vitória na Segundo Guerra Mundial.
Como o objetivo era mostrar que a União Soviética estava mais forte do que nunca, os sete edifícios são enormes e, possuem arquitetura no estilo do classicismo soviético.
Compõem as sete irmãs: Edifício Kotelnicheskaya Embankment (um dos edifícios em que as pessoas tinham aposentos individuais, mas usavam coletivamente banheiro e cozinha); Ministério de Assuntos Exteriores (edifício que possui uma estrela na ponta); Universidade Estatal de Moscou – Lomonosov (o mais famoso das sete irmãs também tem uma estrela na ponta); Hotel Leningradskaya; Ukraina Hotel; Edifício Kudrinskaya e Red Gates Administrative Building.

10. Museu Pushkin
O Museu Pushkin é um museu de belas artes dedicado a arte europeia, sendo o maior de seu país nesse setor e um dos principais do mundo.
O ano de inauguração do museu foi 1912.
No ano de 1918, depois da revolução russa que levou ao poder o governo comunista, muitas obras do Museu Hermitage foram levados para o Pushkin.
Durante a Segunda Guerra Mundial as obras foram evacuada do local devido aos bombardeios que chegaram a destruir o edifício que começou a ser reconstruído em 1944. Um museu é muito importante no que diz respeito a conservação de obras europeias.

11. Galeria Tretyakov
Além de visitar um museu dedicado a preservação da arte europeia, é interessante conhecer um museu dedicado à obra russa como a Galeria Tretyakov.
Trata-se de um dos museus mais importantes no que se refere à arte russa, sendo que seu acervo conta com peças de artistas proeminentes do país, bem como aqueles que tiveram um contato intenso com a produção artística local.
Sua fundação se deu no ano de 1856 e está situado próximo ao Kremlin.

12. Teatro Bolshoi
Quando se fala em Rússia é difícil não pensar no ballet Bolshoi, não é mesmo?
Pois, esse teatro é um belo edifício projetado pelo arquiteto Joseph Bové para ser a sede da companhia.
Além das apresentações de balé, esse edifício recebe espetáculos de ópera.
Para se ter uma ideia da importância desse teatro, sua fachada está estampada na nota de 100 rublos.
A arquitetura neoclássica tem como destaque a escultura de Apolo (deus mitológico das artes) numa charrete conduzida por cavalos no topo da fachada.
Sua inauguração aconteceu no ano de 1825, fica próximo ao Kremlin.
Esses são os 12 pontos turísticos em Moscou que você precisa conhecer no país da Copa do Mundo 2018.


1-      Por que Moscou é considerada a cidade mais interessante do planeta para o turismo?

2-       O que o turista deve fazer para passear no Kremilin?

3-      Qual o ponto turístico russo que tem sua fachada estampa de nota de 100 rublos?

4-      Por que a Galeria Tretyakov é referência  artística na Rússia?

5-      Qual o significado do nome da Praça Vermelha?

6-      Quando foram construídos as Sete Irmãs de Stálin e com que intenção?

7-      A que se dedica o Museu Pushkin?

8-      O que pode ser visto no Museu Histórico do Estado?

9-      Quem foi Lenin e onde se encontra o seu mausoléu?

10-  Quando e por quê foi construída a Catedral São Basílio? E o que a difere das demais igrejas católicas?

11-  O que significa GUM? E onde está localizado o Shopping GUM?

12-  Agora você irá escreve um texto contando sobre a visita de um turista brasileiro aos pontos turísticos da Rússia durante a Copa do Mundo. Quais lugares ele visitou e o que viu? Fez amizade com alguém?  O que está achando do país da Copa do Mundo. Lembre-se de pôr um título interessante e de que seu texto tem eu ter: introdução, desenvolvimento e desfecho.