sexta-feira, 29 de julho de 2016

Projeto Folclore - A lenda do arco-íris



                                        A história de Iaçá        (Lenda indígena)  
 
A bela índia, da tribo dos caxinauás, apaixonou-se por Tupá, filho do deus supremo Tupã.
Com muita inveja de Tupá, o demônio Anhangá resolveu tomar sua noiva. Para isso, propôs à mãe de Iaçá que impedisse o casamento da filha, dando-lhe caça e pesca abundantes para o resto da vida.
Interesseira, a mãe de Iaçá proibiu-a de ver Tupá e marcou o casamento da filha com Anhangá.
Triste e desesperada, a jovem não tinha outra saída, mas pediu a Anhangá que deixasse ver Tupá pela última vez, nem que fosse de longe. Ela sabia que, depois de casada, teria que ir para o interior da terra, para o inferno, onde morava Anhangá, e nunca mais poderia chegar perto de Tupá, que vivia no céu, junto com seu pai, Tupã.
Anhangá resolveu atender ao pedido da moça, mas com uma condição: ela teria que fazer um corte em seu braço para que o sangue pingado fosse um rastro em sua subida ao céu; desse modo, o demônio poderia acompanhar sua caminhada.
No dia do seu casamento, pouco antes da cerimônia, Iaçá partiu para sua última visita a Tupá. E o sangue de seu braço foi formando um arco vermelho no céu.
Tupá, que era muito poderoso, mandou que o sol, o céu e o mar fizessem companhia à jovem em sua viagem, descrevendo outros três rastros ao lado do risco vermelho para confundir Anhangá. O sol, Guaraci, traçou um arco amarelo; o céu, Lauca, um arco azul-claro; e o mar, Pará, um arco azul-escuro.
            Iaçá, porém, não conseguiu chegar ao céu, nem ver Tupá. Muito enfraquecida, foi caindo lentamente em direção da terra. Seu sangue misturou-se primeiro com o traçado amarelo de Guaraci formando um rastro laranja, e depois com o arco azul de Lauca, descrevendo outro rastro violeta.
Quando chegou à terra, Iaçá não foi para o inferno, nem se casou com Anhangá. Morreu numa praia, banhada pelo mar e pelos raios de sol. De seu corpo, subiu ao céu um arco verde, formado pela mistura do azul do Pará com o amarelo de Guaraci. Era o sétimo arco que acompanhava a trajetória dos seis anteriores.
            É por isso que o arco-íris tem sete cores e sempre aparece no céu em forma de um arco...
Adaptado por Suely Mendes Brandão. In: Como surgiram os seres e as coisas. São Paulo, Ática, coedição latino-americana, 1993. P.13-16

1-    Qual é o foco narrativo do texto, isto é, sob que perspectivas fatos são narrados em 1ᵃ pessoa ou em 3ᵃ pessoa? Justifique sua resposta com um trecho da lenda?

2-    O narrador é narrador personagem ou narrador observador? 

3-    Os trechos a seguir foram retirados da história de Iaçá. Copie-os e indique o personagem ao qual eles se referem:

a.    “E o sangue de seu braço foi formando um arco vermelho no céu.”

b.    “... resolveu atender ao pedido da moça ...”

c.    “... mandou que o sol, o céu e o mar fizessem companhia à jovem em sua viagem ...”

d.    “...marcou o casamento da filha com Anhangá.”


4-    Qual é o personagem principal da lenda?

      Herói é um a palavra que vem do grego héros e significa “homem divinizado, filho ou descendente de deuses.” O herói, ou heroína , é capaz de realizar façanhas sobre humanas, sempre em busca do Bem.
      Todo herói (ou heroína) tem sempre uma grande missão a cumprir, passando por obstáculos difíceis de serem superados. Contra ele (ou ela) há sempre um vilão, que também é conhecido como “anti-herói”, caracterizado por sua maldade. O anti-herói representa o lado negativo, egoísta e vingativo do ser humano.

5-    Podemos afirmar que Iaçá é uma heroína? Por quê?


6-    Quem é o anti-herói, ou vilão, da história de Iaçá?


7-    Existe outro herói na lenda de Iaçá? Justifique sua resposta .


8-    As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. A lenda indígena que você leu narra o surgimento de que fenômeno da natureza?


9-    Escreva um parágrafo fazendo uma crítica à lenda que você leu. Siga a estrutura :
O texto (título), de (autor), é (adjetivo), porque . No entanto, .

10- Existem exemplos de prosopopeia na lenda estudada? Em caso de resposta afirmativa, quais são eles?



11- Por que podemos afirmar que essas entidades são exemplos de prosopopeia?



12-  Construa:

a.       Uma metáfora com a palavra índio;

b.      Uma personificação com a palavra morte;

c.       Uma hipérbole com a palavra rio;  


13-     Classifique asa orações coordenadas abaixo:


a.       A mãe de Iaçá proibiu-a de ver Tupá e marcou o casamento da filha com Anhangá.  

b.   A jovem não tinha outra saída, mas pediu a Anhangá para ver Tupá pela última vez.