segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Caça-palavras, cruzadinha e produção textual



1-      O mesmo que condução.
2-      Espécie de saco que se leva material escolar.
3-      Chuva forte, temporal.
4-      Ato de namorar.
5-      Qualidade ou estado de quem está feliz.
6-      Publicação de textos impressos em prosa ou verso.
7-      Água que provem da chuva.
8-      Aquele que recebe instrução ou educação na escola.
9-      Lugar onde se estuda.
10-  Lugar onde se cultiva flores.
11-  Umedecido com água ou qualquer líquido.
12-  Depósito de lixo.
13-  Povoação de categoria superior a vila.
14-  Cada uma das partes da escada onde se apoia o pé.
15-Resguarda da chuva.


3-      Agora responda as questões abaixo:

a.       Onde se passa a cena?

b.      Quantas personagens há na cena?

c.       Como está o tempo?

d.      O que provavelmente as personagens estão fazendo?

e.       Descreva o local onde se passa a história.

4 - Observe a imagem do caça-palavras e escreva uma história bem divertida com as palavras: tempestade, molhado, nuvens, poça de água, úmido. Mas antes escolha o tipo de narrador que irá contar a história (personagem ou observador) e onde aconteceram os fatos vividos pelas personagens. Não se esqueça de colocar um título bem sugestivo!



Caça-palavras, cruzadinha, elementos da narrativa e produção textual



1-      Espécie de vegetal.  
2-      Moldura que limita externamente uma pintura.
3-      Local da casa onde se recebe as visitas.
4-      O mesmo que progenitor.
5-      Peça de fibra têxtil que cobre o chão.
6-      Palavras em inglês.
7-      História em inglês.
8-      Pessoas aparentadas que vive na mesma casa.
9-      Página em inglês.
10-  Animal da família dos felinos.
11-  Livro em inglês.
12-  Vermelho em inglês.
13-  Pessoa que está na adolescência.
14-  O melhor amigo do homem.
15-  Romance em inglês.



3-      Agora responda as questões abaixo:

a.       Quantas personagens há na cena?

b.      Quem são as personagens?

c.       O que as personagens estão fazendo?

d.      Onde as personagens estão?

e.       Descreva o local onde se passa a história.


4-      Observe novamente a cena, produza um texto, mas antes escolha o tipo de narrador contará a história, quem são os personagens, onde e o que estão fazendo.  Dê um titulo bem interessante a história.

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Vídeos sobre Diga não `

Rap sobre corrupção

Rap do quer levar vantagem

Quer levar vantagem em tudo que ele faz
Falsificar, mentir pra ele tanto faz.
Desrespeitar o direito, enganar ou prejudicar.
Burlar as leis de trânsito nem se fala em subornar.
Não pagar impostos, não cumprir os deveres,
Aceitar o troco errado.
Esse menino não tem jeito!

Camila Carvalho de Oliveira. 8ano/2015



Rap do troco

Esse que é o Rap se liga aí então,
É a Escola Ernestina contra a corrupção.
Eu canto e não me esqueço.
Pode me chamar de louco.
Loucos são as pessoas que roubam o seu troco,
Mas eu canto e não me engano.
Vê se presta atenção!
Os alunos e a Degiane contra a corrupção.

                    Jean Carlos Peixoto Pena. 8ano/2015

Presente (Luís Fernando Veríssimo)



           Interpretação 
PRESENTE
Aconteceu neste natal. Ele mostrou o presente recém desembrulhado.
– Meias.
– E o que mais?
– Mais nada. Só meias.
– Nem um lenço?
– Meias. Eu entrei na lista.
– Que lista?
O outro se inclinou para ouvir melhor. A família era grande e ruidosa e na hora de abrir os presentes ficava ainda mais ruidosa.
– A lista das meias. Existe uma lista das pessoas que, segundo eles, só devem ganhar meias no Natal.
– Quem são “eles”?
– Os que fazem as listas.
– Quais são os critérios?
– Você entra na lista das meias quando eles decidem que você não precisa, não merece ou não se interessa por mais nada. Ou não tem mais idade para outra coisa.
– As listas, então, são por idade?
– São. Existe a idade de ganhar brinquedos e jogos. Obviamente, nós não estamos mais nela. A idade de ganhar carteira de dinheiro. Depois a idade de ganhar dinheiro num envelope para gastar como quiser…
– Com a recomendação de não gastar tudo em mulher.
– Isso! Depois livros, discos, bebidas…
– Este ano eu ganhei um vinho.
– Sinal de que você está se aproximando da lista das meias. No ano passado, eu ganhei um vinho. Este ano eles decidiram que o álcool pode me fazer mal. Me deram meias.
– Você não pode pedir para sair da lista das meias?
– Impossível. Quem entra na lista das meias, entra, automaticamente, na lista dos que não são mais ouvidos sobre assunto nenhum. Inclusive as listas.
– Podiam dar uma gravata.
– Não. Gravata dá a entender que esperam que você ainda vá a algum lugar. De gravata. Dão meias, para ficar em casa.
– Uma loção…
– Cheirar bem pra que, na minha idade? Meias.
– Você poderia dar uma indireta…
– Passei o ano inteiro dizendo que estava precisando de um guarda-chuva novo. Guarda-chuva? Para sair na rua? Ainda mais com chuva? Meias.
– Quem entra na lista das meias, então…
– Só sai para entrar em outra lista. Ainda mais irrevogável e terrível.
– Qual?
– A das meias de lã.
– Essa é definitiva.
– É. Dos que estão na lista de meias de lã se presume que não têm outra ambição ou gosto na vida senão manter os pés quentes. Meias de outro material ainda deixam subentendida a possibilidade, mesmo remota, de uma recuperação. A medicina hoje faz milagres, você ainda pode voltar para a lista da loção. Até mesmo da gravata.
– Mas da lista das meias de lã ninguém sai…
– Com vida, não.
Luís Fernando Veríssimo
1-      O texto lido é:
a.(      ) uma lista        b. (     ) crônica      c.(      ) uma receita     d.(      ) uma notícia    e. (     ) uma fábula

2-      A narrativa do texto é feita em:  (          ) em 1ᵃ pessoa, pois o narrador participa da história.
                                                          (          ) em 3ᵃ pessoa, pois o narrador só conta os fatos .
Justifique sua resposta com um trecho do texto.
_____________________________________________________________________________________
 ____________________________________________________________________________________

3-      Quais são os personagens que aparecem na história? 


4-      Os personagens do texto não possuem nomes, mas pelo contexto podemos dizer que:


a.       (     ) as personagens são um casal de idosos.
b.      (  ) as personagens são um senhor e um jovem.
c.       (      ) as personagens são duas senhoras.
d.      (     ) as personagens são dois senhores.
e.       (   ) as personagens são um avô e seu neto caçula



5-       Onde e quando ocorrem os fatos narrados?  Justifique sua resposta com um trecho do texto.


6-      Qual o conflito vivido pela personagem:


a.       (       ) Não ter entrado na lista de presentes.
b.      (    ) Ter recebido de presente um guarda-chuva.
c.       (       ) Ter entrado na lista de meias
d.      (       ) Ter entrado  na lista de brinquedos.
e.       (       ) Não ter entrado na lista de meias de lã.



7-      Os presentes do texto possuem um significado. O que significa receber:

a.       Meias___________________________________________________________________________
b.      Gravata_________________________________________________________________________
c.       Dinheiro________________________________________________________________________
d.      Vinho__________________________________________________________________________
e.       Loção__________________________________________________________________________

8-      Como eram feitas as listas de presente? Se você fosse um dos personagens do texto estaria em que lista de presente?      



9-      No trecho “Você poderia dar uma indireta…” o termo destacado significa:


a.       (      ) sugerir de modo informal o que se deseja ganhar.
b.      (      ) exigir o que se quer ganhar.
c.       (      ) ameaçar a pessoa para que dê  o presente que deseja.
d.      (      ) impor que se compre o que se deseja ganhar.
e.       (      ) subornar a pessoa para receber o que se deseja.

10-  Por que a lista de meias de lã é definitiva? Justifique sua resposta.