quarta-feira, 19 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro -2010-- Crônica

CRÔNICA 


1ª Oficina - É hora de combinar.


Primeiramente falamos sobre o que é olimpíadas e como será a participação da turma nela. Perguntei lhes se já leram crônica e onde leram.Qual o assunto que elas abordavam.
No segundo momento os alunos formaram grupos e escolheram no livro uma crônica para lerem. Depois da leitura os alunos os alunos apresentaram a crônica escolhida para classe e responderam qual o assunto e a finalidade do texto. Em seguida expliquei lhes o que é uma crônica, sua finalidade e o que o cronista ao escrevê-la.
No terceiro momento perguntei lhes se conheciam e se já leram algum texto de Fernando Sabino. Logo apresentei lhes a biografia dele. E apresentei o título da crônica , "A última crônica" e questionei os:
  • Esse título chama atenção do leitor? Por quê?
  • O que ele sugere?
  • Pelo título da pra imaginar o assunto da crônica?
  • Que situação vocês acham que essa crônica vai retratar?

No quarto momento os alunos leram, " A última crônica" e depois ouviram o CD da mesma crônica. Assim que terminaram de ouvir  perguntei lhes:
  • O que mudou sobre a percepção do texto após a audição?
  • O que acharam da crônica?
  • Alguém já viveu uma situação parecida? Ou conhece alguém que tenha vivenciando algo parecido?
  • Quem já comemorou um aniversário de forma diferente do tradicional bolo com velinha? Como foi?
Para concluir a oficina os alunos releram a crônica e escolheram o parágrafo que mais os emocionaram.

    quinta-feira, 13 de maio de 2010

    OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO-2010-Memória














    MEMÓRIAS

    1ª Oficina _ Naquele tempo...

      
       Primeiramente os alunos leram o texto  e responderam as questões. Depois responderam qual o significado de "memória" e de "memórias". Em seguida buscaram a definição no dicionário. 
        Ouviram um trecho do livro " Velhos amigos",de Ecléa Bosi. E apresentaram as entrevistas que fizeram com uma pessoa mais velha, falaram sobre as impressões que tiveram sobre os fatos lembrados e exploram o material recolhido na comunidade (fotos, balança de peso, maçarico de assopro, porta retrato, quadros pintados com familiares, disco de vinil e um isqueiro )  que lembravam  o passado.